quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017
Perdemos Décio Lyra
Perdemos o médico veterinário Décio Lyra. Um profissional exemplar e de prestígio internacional. Ele agora está pertinho de Deus.
Filho de Humberto Pontes Lyra (primeiro veterinário de Alagoas), Décio nasceu em Alagoas, seguiu a profissão do pai e era casado com a também médica veterinária Tania Lyra (Ex-Secretária de Defesa Agropecuária do MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).
Auditor Fiscal Federal do MAPA, nasceu em São José da Laje em 1935, graduou-se na UFRRJ em 1959. Cursou especialização em Saúde Pública na Escola Nacional de Saúde Pública/RJ e pós-graduação em Medicina Veterinária Preventiva na UFMG em1975.
Iniciou a carreira como zoopatologista do Departamento Nacional de Produção Animal do Ministério da Agricultura em1962.
No currículo de Décio Lyra registra que ele “participou ativamente da elaboração do projeto e da execução do Primeiro “Randon Sample Test” em frangos de corte do Brasil. Teste de grande importância para a avicultura nacional, abrindo caminho para as novas linhagens mundiais como Indian River e Shaver, em meados dos anos 60.
Realizou estudos pioneiros no âmbito mundial, de grupos sanguíneos em aves, em parceria com a UNESP/ Rio Claro-SP, trabalho que despertou o interesse de inúmeros pesquisadores Norte-Americanos.
Ocupou diferentes funções de destaque nos quadros do Ministério da Agricultura, com notável dedicação e competência.”
Foi fundador ativo, junto a outros brilhantes colegas, dos mais importantes programas e órgãos do MAPA em sua geração. Foi representante brasileiro junto a Comissão Sul-Americana de Combate à Febre aftosa e membro da Comissão consultora do “Office International des Epizooties” – OIE/Paris.
Dirigiu brilhantemente os diversos órgãos de relevante importância ao agronegócio nacional.
Um cara do bem, de conversa agradável, sorridente e de bem com a vida.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário